!-- Begin #sidebar -->
Cinéfilos Anónimos: Entre Inimigos - Artigo de Opinião

Cinéfilos Anónimos

domingo, fevereiro 18, 2007

Entre Inimigos - Artigo de Opinião

“Entre inimigos” (2006), realizado por Martin Scorsese (candidato ao Oscar de melhor realizador por este trabalho), introduz o espectador aos meandros dos contextos policiais e às estratégias aí utilizadas para “servir a comunidade”, protegendo-a da acção de grupos mafiosos. Somos confrontados com a subjectividade dos valores pessoais e sociais – como a honestidade, o profissionalismo, o sucesso, o prestígio ou até o estatuto pessoal – pelo contacto com a dinâmica da investigação policial e implicações desta, quando o “braço direito” do cabecilha Frank Costello (Jack Nicholson) Collin Sulivan (Matt Damon) é promovido a cadete responsável pela identificação deste, ao mesmo tempo que o esforçado recém-policia Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é despojado de bens e de identidade pessoais para se infiltrar no grupo mafioso como informador da polícia (com o conhecimento de apenas alguns dos seus elementos).

Como facilmente nos apercebemos, o filme conta com um elenco de reconhecida qualidade e propõe a análise de temáticas complexas de conteúdo intrincado. Todavia, na minha opinião, é mau sinal quando sou capaz de analisar, sem esforço, um filme de forma fragmentada, conseguindo identificar as características da forma e do conteúdo diferencialmente. Gosto de sentir a dificuldade de fazê-lo por significar que é exímio na integração entre ambos. Com efeito, se é verdade que o conteúdo é prometedor, critico e reflexivo, já a forma – desejando que fique claro que não me refiro às metodologias cinematográficas, cuja qualidade não me sinto capaz de avaliar tecnicamente – deixa a desejar, sobrevalorizando, na figura do policia, a arma em detrimento das suas características personológicas, sociais e humanas. Com isto quero gostaria de transmitir que, uma história que poderia ser mote para a descontrução de representações e de certezas e/ou para a tomada de consciências de questões éticas de extrema complexidade, se oferece levianamente à sua redução, por parte do espectador, a um “filme [se possível, grandemente violento] de policias e ladrões”.

Reiterando-se que se trata de uma opinião pessoal, parece mostrar-se claro o meu posicionamento face à película, pelo que é com alguma injustiça que entendo o facto de ser (quase) unânime e consensual a possibilidade de que Scorsese saia finalmente premiado pela academia pela realização de “Entre inimigos”. Tal como defendido por alguns, embora se possa compreender a injúria que pode representar o não reconhecimento de toda a obra do realizador com o desejado galardão, não parece, contudo, apresentar-se como, no mínimo, correcto que o seja para “calar” injustiças passadas.


6 Comments:

  • Eu gostei!
    Principalmente do suspense e da surpresa!
    Quanto aos oscares, nunca soube bem avaliar a "justiça" das atribuições.

    Parabéns pelo blogue!

    By Anonymous Anónimo, at 6:34 da tarde  

  • Oi!

    Ainda não vi não... mas costumo acompanhar a carreira de Leonardo Dicaprio - Magnolia, Praia, Titanic, Aviador, Romeu e Julieta, ... - por gostar deste menino-homem, actor de grande maturidade (em minha opinião).

    Falta eu ver esse e o Diamante de Sangue... estou voltando com a minha opinião rápido, rápido... :)

    By Anonymous Anónimo, at 12:32 da manhã  

  • Viste o "Infernal Affairs", o filme de Hong Kong (Andrew Lau) em que este se baseou?

    Desconfio que o Departed vai ser a desculpa para entregar o Óscar há muito devido (a filmes com mais mérito) ao Martin.

    By Blogger Rui, at 3:23 da tarde  

  • Olá, Rui!

    Ainda não vi o filme de que falas. Aconselhas? ;)

    Veremos no Domingo se as previsões se comprovam. Temo que tenhas razão, embora eu ache que, desta vez, não é merecido.

    By Blogger Unknown, at 11:54 da tarde  

  • Aconselho. Todo ele é "Hong Kong Style", mas vale a pena, nem que seja pela descoberta dos pontos de contacto entre ambos os filmes. Este, não faz tantas concessões no final, é menos "justo", por assim dizer.

    By Blogger Rui, at 11:36 da manhã  

  • Ok! ;) Vou acatar a sugestão e vê-lo quando puder.

    Um bom fim-de-semana!

    By Blogger Unknown, at 12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home