!-- Begin #sidebar -->
Cinéfilos Anónimos: Óscares 2007 - Nomeados

Cinéfilos Anónimos

terça-feira, janeiro 23, 2007

Óscares 2007 - Nomeados

Tendo sido anunciada a lista há poucas horas- pelo Presidente da Academia, Sid Ganis, fazendo-se acompanhar pela actriz mexicana Salma Hayek -, são já conhecidos os nomeados para a 79ª edição dos Óscares da Academia, a realizar-se, como é habitual, no Kodak Theater, no próximo dia 25 de Fevereiro. Na ressaca dos Globos de Ouro – cerimónia que datou da madrugada de 15 de Janeiro, hora portuguesa –, e perante os vencedores que então se conheceram, estas nomeações da academia não trazem consigo muitas surpresas, adivinhando-se, todavia, confrontos que podem revelar-se interessantes.


Na impossibilidade de uma avaliação mais detalhada – já que muitas destas obras são, ainda, recentes no circuito do cinema nacional, havendo outras que nem estrearam, não tendo sido, portanto, por nós visionadas -, são de destacar alguns aspectos que esta lista deixa antever, nomeadamente: a fortíssima concorrência presente no leque de nomeadas para Melhor Actriz Principal, motivada pela enorme reputação atribuída a nomes como Judi Dench e Meryl Streep; a crescente valorização de outras como Kate Winslet e Penélope Cruz; e o reconhecimento merecido e já traduzido em galardões de Helen Mirren – embora, pessoalmente, creia que a competição se dá quase exclusivamente num plano teórico, já que o prémio não deverá fugir à “rainha”, e sendo que, havendo surpresas, poderão vir apresentar-se em espanhol, revelando a minha crença de que a (hipotética?) disputa deverá, muito provavelmente, integrar as duas últimas citadas. Pelo contrário, a competição masculina equivalente – Galardão de Melhor Actor Principal -, embora apresentando um leque claramente inferior no que concerne à popularidade/qualidade dos protagonistas, deverá apresentar-se bem mais renhida, com Leonardo DiCaprio e Peter O’Toole a encabeçarem a lista de favoritos – sendo que, mais uma vez, não tenham sido nomeações que abarcassem grande surpresa, que, a existir, seria no facto do primeiro citado não o ter sido pelo “The Departed” ("Entre Inimigos"), mas sim por “Blood Diamond” ("Diamante de Sangue"). Por fim, naquela que pode ser apenas uma impressão muito pessoal, destaca-se o elevado número de nomeações atribuídas a “Dreamgirls” (8) e “Little Miss Sunshine” ("Uma Família à beira de um ataque de Nervos") (4), filmes cotados, respectivamente, como musical e comédia, sendo que a surpresa reside no conhecido e duradouro preconceito da Academia por estes dois géneros cinematográficos; o significado desta tendência é, porém, de relativa relevância já que, no caso do primeiro citado, as nomeações se dispersaram por inúmeras categorias técnicas, tendo sido posto de lado no que aos grandes galardões concerne – e casos recentes referentes à nomeação de musicais nas mesmas circunstâncias atribuem a estas escolhas um certo grau de indiferença -, restando-nos esperar, com efeito, pela madrugada de 25 de Fevereiro pelas implicações (ou falta delas?) deste “suposto fenómeno”.

Em última observação, destacam-se: a presença de um filme não falado em Inglês – embora realizado pelo americano Clint Eastwood -, no lote de candidatos a Melhor Filme, "The Letters of Iwo Jima"; a ausência de Sacha Baron Cohen do lote de actores principais (cuja justiça ou injustiça da não atribuição não posso comentar, já que não vi o filme em questão), depois de ter sido premiado nos Globos de Ouro; e o número de nomeações relativamente aos candidatos a Melhor Filme (Babel (7), The Queen (6), The Departed (5), Letters of Iwo Jima (4), Little Miss Sunshine (4)) ser suplantado por Dreamgirls (8), que, embora não seja escolha nesta categoria, é a obra que apresenta maior representação na lista de galardões; a expectativa habitualmente guardada para a performance do anfitrião da cerimónia que é, neste ano, e pela segunda vez na história dos Óscares, pontuada no feminino, pela carismática Ellen deGeneris – expectação essa que é enfatizada pelo brilhante desempenho de Jon Stewart, no ano anterior, a quem esta sucede na tarefa de apresentar a cerimónia, o que parece ser motivo do aparente fragmentação da opinião pública relativamente à escolha da humorista americana na edição deste ano; e a tão badalada presença, em massa, de cineastas mexicanos, na lista de nomeações, sendo que o que apenas me apraz expressar é o desejo de que, ao contrário do que aconteceu na edição do ano passado, a contextualização e relevância social e política das obras em concurso não seja nem um impeditivo à isenção, nem alvo de uma avaliação limitada por conveniências de terceiros, salvaguardando-se o carácter educacional que o cinema pode abarcar enquanto empresa de grande área de abrangência.

Sem mais de momento, deixo-vos com a promessa de uma futura avaliação, mais cuidada, do que nos poderá esperar na 79ª Cerimónia dos Óscares - cuja transmissão televisiva deverá estar a cargo, como habitualmente, em território nacional, da TVI -, bem como a revelação das nossas preferências, e com o convite para connosco partilharem as vossas! A lista, essa, pode ser consultada no site oficial da Academia, seguindo este link.

6 Comments:

  • Vou acompanhando as suas notícias...

    Bom final de semana! ;)

    By Anonymous Anónimo, at 9:10 da tarde  

  • Dos filmes nomeados apenas vi dois, de modo que não me posso pronunciar sobre a qualidade dos outros. No entanto, e na qualidade de espectador interessado desde que me conheço pela sétima arte, este ritual não me merece uma atenção por aí além. Considero-o mais um espectáculo de entretenimento onde se joga muito dinheiro e onde as grandes distribuidoras têm "muitas palavras a dizer"... no "jogo" das nomeações.

    Próximo filme que tenho de ver (antes de saber das nomeações): As Cartas de Iwo Jima, do Clint.

    Óptimo fim de semana!!

    By Anonymous Anónimo, at 11:21 da tarde  

  • ... o segundo comentário é meu. A passagem para o Blogger Novo "desarticulou esta cena toda dos nicknames". Espero que no momento deste comment já esteja tudo bem...

    Legível.

    By Blogger Alberto Oliveira, at 9:04 da tarde  

  • Oi! Sou eu de novo. :)

    Vi o Babel. Achei confuso mas tocante. Ainda penso no assunto.

    Boa semana para todos!

    By Anonymous Anónimo, at 7:00 da tarde  

  • ... não há mais cinema?!

    abraço.

    By Blogger Alberto Oliveira, at 9:31 da manhã  

  • Olá, Legível!

    Se há! O problema é mesmo esse, é que há cinema (se me é permitido) que "nunca mais acaba" e o tempo disponível para reflectir sobre ele é escasso (infelizmente!).

    Obrigada pelos regressos e pelo incentivo...

    Um abraço

    By Blogger Unknown, at 6:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home